Terça-feira, 26.04.11

Ensinar Reciclagem para as Crianças

 Reciclagem, preservação da natureza, sustentabilidade. O Cuidado com o planeta parece que entrou em moda e você se vê bombardeada por essas questões todos os dias. E nada melhor do que começar a ensinar desde cedo para o seu pequeno que ele deve cuidar do planeta. Uma das coisas que podem ajudar você nessa tarefa é ensiná-lo a reciclar o lixo.

Reciclar significa que você vai reaproveitar os materiais orgânicos e inorgânicos que você produz todos os dias. Ao invés de jogar no lixo, você dará um novo destino a eles. Tudo o que é de origem animal é considerado material orgânico e você pode usar como adubo. Já os inorgânicos são aqueles materiais fabricados artificialmente, como papel, metal,  plástico e vidro.

Você pode começar ensinando o seu filho que os restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes servem de comida para as plantinhas crescerem fortes. Se você tem uma pequena horta ou algum vaso de planta, ensine-o que o que ele não come, a plantinha pode comer. Assim ele aprende que nada é desperdiçado, só recebe um destino diferente.

Já os materiais inorgânicos, como garrafas de vidro, plásticos em geral, metal, papel e outros também podem ser reciclados de um jeito diferente. Por exemplo, aquela garrafa de refrigerante já foi uma garrafa de refrigerante. Ela apenas passou por um processo de reciclagem. Assim uma garrafa velha pode virar uma nova.

Mas para que esse processo aconteça você precisa ensinar o seu filho que o lixo precisa ser separado, já que cada produto vai ser reciclado e transformado em outro produto diferente. Você deve ensinar que o papel tem que ir para a lixeira de cor azul, o metal na de cor amarela, o vidro na de cor verde e o plástico na de cor vermelha. Isso facilita o trabalho de quem vai reciclar e só de olhar a pessoa já sabe o que tem naquela lixeira e para o que ele pode ser usado e transformado depois.

Só de você e ele separarem o lixo, ele já vai ver a quantidade que é produzida diariamente. Tudo isso, que antes ia para os lixões, agora pode ser reciclado e voltar par a sua casa em forma de outro produto ou até do mesmo. Reciclando, além de não ter lixo nos lixões, você ajuda a natureza já que não é necessário retirar matéria-prima dela para fazer o produto.

E é muito importante que você o ensine que o planeta precisa ser preservado e quanto mais recurso puder reutilizar, melhor ficarão o planeta e ele. Imagine só esperar mais de 100 anos para decompor um saco plástico? Além da contaminação do solo, para produzir outro saco plástico serão necessários recursos naturais que poderiam ser poupados caso o saco velho tivesse sido reciclado.

Outro ponto positivo da reciclagem é que você pode usar alguns materiais para produzir brinquedos para que ele se divirta. Na verdade só o ato de separar o lixo para reutilizar na fabricação do brinquedo já é uma diversão. Deixe que ele solte a imaginação no meio do papel, plástico e do metal e crie verdadeiras obras de artes e brinquedos diferentes e divertidos.

 

Tempo de Decomposição de Alguns Materiais:

Papel: De 3 a 6 Meses

Pano: 1 Ano

Plástico: Mais de 100 Anos

Chiclete: 5 Anos

Nylon: 3 Anos

Couro: Até 50 anos

Metal: Mais de 100 anos

Borracha: Tempo Indeterminado

Vidro: 1 Milhão de Anos

Madeira Pintada: 13 Anos

 

Alguns Materiais que Não Podem ser Reciclados:

Papel Higienico

Papel Laminado

Guardanapos

Papeis Plastificados

Papel Carbono

Pilhas Normais

Pilhas Alcalinas

Latas enferrujadas

Fraldas Descartaveis

Espuma

Lampadas

Ampolas de Remedios

Vidro Temperado

 

 

Publicado por mbmelo às 00:52 link do post | Comentar
Domingo, 17.04.11

A Recilagem e as crianças

ecopontos

Conselhos de como explicar às crianças sobre reciclagem de resíduos. Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente, e saber o que fazer para preservar nossa natureza, são alguns dos ensinos que nós, educadores e pais, podemos passar para as crianças. Somente assim eles crescerão com a mentalidade de que é necessário lutar e fazer cada um a sua parte para salvar e conservar nosso planeta.

E para isso só é necessário vontade, desejo e persistência. Vale a pena ressaltar que o exemplo dos pais tem muito mais resultado do que muitos discursos.
No dia 17 de Maio comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem. Mais do que comemorações, são necessárias atitudes dia após dia.

No princípio, o ensino vem do exemplo que os pais dão. Se, desde cedo, a criança observa o cuidado e o hábito de separar os materiais (vidros, papéis, plásticos, etc.), também será levado a ter o mesmo comportamento depois. O cuidado com o meio ambiente começa dentro das nossas casas. Logo, a criança pode aprender mais detalhes da reciclagem e da reutilização de materiais na escola.

Como explicar a reciclagem às crianças?

Primeiro ensinando-as como seleccionar o que é o lixo do que o que é reciclável e onde devemos depositá-lo.

Os resíduos podem ser separados em 5 ecopontos:

ECOPONTO AZUL: destinado para papel e papelão.

ECOPONTO VERDE: destinado para vidros, cristal.

ECOPONTO1

ECOPONTO AMARELO: para as embalagens de metal e aço.

ECOPONTO VERMELHO / PILHÃO: para as pilhas.

Finalmente temos o CAIXOTE DO LIXO onde depositamos os restos de comida, ou seja, a matéria orgânica e também outro tipo de restos como as plantas, tampas de cortiça, telas, terra, cinzas, pontas de cigarro, etc.

Recentemente foi criado mais um ecoponto para depositar os restos de óleo.

Por que temos que reciclar

É necessário explicar passo a passo porque temos que reciclar. As crianças precisam saber o porque das coisas para fazê-lo. É necessário fazê-las entender que a reciclagem existe para evitar a destruição do nosso meio ambiente.

O que podemos fazer?

Podemos seguir os quatro pilares da ecologia: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Reduzir a quantidade de lixo, reutilizar embalagens e sacos, reciclar materiais, e recuperar materiais para voltar a utilizá-los.reduzir

Paralelamente à educação meio ambiental que devem dar aos seus filhos, os pais também devem seguir algumas normas como sugestão no seu dia-a-dia:

  • Escolher com cuidado os produtos que se compra, considerando as possibilidades de reutilização das embalagens.
  • Evitar comprar produtos com muita embalagem.
  • Sempre que for possível, reciclar os sacos de supermercado para envolver o lixo ou para levá-los quando vão às compras, etc.
  • Reciclar os papéis que utilizamos em casa.
  • Evitar impressões de papel desnecessárias.
  • Fazer com que as crianças usem mais o quadro negro que os papéis.
  • Escolher papéis reciclados.
  • Comprar bebidas em garrafas recicláveis.
  • Usar lâmpadas de baixo consumo.
  • Difundir suas experiências de reciclagem com amigos, familiares, no trabalho, etc.
Publicado por mbmelo às 16:25 link do post | Comentar

Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
27
28
29
30

Pesquisar

 

Facebook

Últ. Comentários

Mais Comentados

Arquivos

2011

Subscrever Feeds

blogs SAPO


Universidade de Aveiro